5.1. PPC’s
A organização da estrutura do Curso possui uma carga horária total, incluídas as atividades teórico-práticas de interesse dos discentes, de 3.272 horas. A matriz dos componentes curriculares do atual Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de 2019 e vigente a partir da Turma 2020, está composta por duas nucleações, quais sejam: o Núcleo de Formação Histórica e Historiográfica e o Núcleo de Formação Docente. O primeiro abarca 1.904 horas e, o segundo, 1.088, sendo as horas restantes (280h), concluídas com as Atividades Complementares. Além disso, vale enfatizar que o Núcleo de Formação Histórica e Historiográfica é formado por cinco subáreas, a saber: 1 – Teoria e Metodologia da História (composta pelas disciplinas: Introdução aos Estudos Históricos, Teoria da História I, Teoria da História II e Teoria da História III); 2 – História Geral (composta pelas disciplinas: História Antiga, História Medieval, História da África I, História da África II, História Moderna, História Contemporânea I e História Contemporânea II); 3 – História Americana (composta pelas disciplinas: Sociedades Autóctones das Américas, História da América Colonial, História da América Independente I e História da América Independente II); 4 – História do Brasil (composta pelas disciplinas: Historiografia Brasileira, História da América Portuguesa, História do Brasil Império, História do Brasil Republicano, 1889-1945, História do Tempo Presente no Brasil, 1945-Tempo Presente e História Indígena e do Indigenismo); 5 – História da Amazônia (composta pelas disciplinas: História do Sul e Sudeste do Pará, História da Amazônia I, História da Amazônia II e História da Amazônia III); & 6 – Optativas (que, no PPC da Licenciatura em História, é composta por um leque de possibilidade). Já o Núcleo de Formação Docente, por sua vez, é formado por três subáreas, a saber: 1 – Formação Básica da Licenciatura (composta pelas disciplinas: História da Educação no Brasil, Libras, Fundamentos da Educação Especial, Estratégias de Ensino I – Legislação, Didática, Currículo, Estratégias de Ensino II – História e Linguagens: texto didático, literatura, oralidades e mídias e Estratégias de Ensino III – Gênero, Etnia e Identidades); 2 – Estágio Curricular Supervisionado (composta pelas disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado II, Estágio Curricular Supervisionado III e Estágio Curricular Supervisionado IV); & 3 – Metodologia e Pesquisa em História e em Ensino de História (composta pelas disciplinas: Metodologia do Trabalho Científico, Projeto de Pesquisa em História, Monografia I e Monografia II). A primeira nucleação tratará da formação teórica do professor, com disciplinas que abordem os princípios filosóficos, éticos e técnicos do fazer docente. A segunda viabilizará a experiência controlada dos futuros docentes com o ambiente escolar e suas particularidades, de forma a garantir a experiência mínima necessária ao exercício da profissão e métier. As atividades desse último núcleo serão desenvolvidas, conforme determina a legislação correspondente, desde o início do curso, viabilizando a formação e experiência dos futuros professores acerca do ambiente escolar e suas particularidades, de forma a garantir a reflexão e experiência mínima necessária ao exercício da docência. Antes do PPC atual (2019), o Curso de História contou com outros dois, de 2014 e 2016. A íntegra deles pode ser acessada na página do Centro de Registro e Controle Acadêmico (Crca), no seguinte endereço eletrônico: https://crca.unifesspa.edu.br/artigos-internos/340-ppc-curso-hist%C3%B3ria-lic-xinguara.html.
PPC vigente - Baixar
Redes Sociais