8.1. Curriculares
Os procedimentos avaliativos são processuais, investigativos, sistemáticos e contínuos, visando possibilitar a retomada de objetivos propostos e o redimensionamento das estratégias de ensino-aprendizagem, para avaliar os aspectos quantitativos e qualitativos dos discentes na produção acadêmica, auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal, aferir o desempenho semestral dos discentes no conjunto de cada turma e possibilitar a elaboração de diagnósticos que ofereçam subsídios para o planejamento didático vindouro. Ao verificar a aquisição das competências e habilidades, mediante as disciplinas a elas relacionadas, em conformidade com o PPC e o Regulamento do Ensino de Graduação, caberá ao docente apresentar à turma, no início do período letivo, os critérios de avaliação da aprendizagem no plano de ensino e discutir os resultados de cada avaliação parcial, para, ao fim, utilizar os mecanismos de atribuição de notas, assim definidos pela Unifesspa: Excelente (EXC, 9,0 –10,0 pontos), Bom (BOM, 7,0 – 8,9), Regular (REG, 5,0 – 6,9) e Insuficiente (INS, 0,0 – 4,9), considerado aprovado o discente que, na disciplina ou atividade correspondente, obtiver, no mínimo, o conceito Regular, e ao menos 75% de frequência, sendo que, em geral, são feitos três testes (via somatória de pesos que atinjam 10 ou esse valor em todas as atividades avaliativas e cuja média redunda de sua divisão por aritmética simples). Além disso, as notas poderão ser constituídas de instrumentos avaliativos diversos, teóricos (sobretudo junto aos componentes curriculares do Núcleo de Formação Histórica e Historiográfica) ou práticos (em particular quando das atividades pedagógicas inerentes ao Núcleo de Formação Docente), podendo ser escritos ou orais, individuais ou coletivos. O desempenho dos alunos é observado para que se possa observar a aquisição das competências e habilidades a serem desenvolvidas, mediante as disciplinas a elas relacionadas no decorrer de cada semestre letivo. Logo, os professores fazem proposições / reflexões sobre os instrumentos de avaliação em reunião específica para esse fim (NDE), em conformidade com o que determinam as balizas de seu PPC. Adicionalmente, parte dos procedimentos para os processos avaliativos são fixados no Capítulo XI do Regulamento do Ensino e da Graduação da Unifesspa, cujo Artigo 97º determina que o docente: I) apresente à sua turma, no início de cada período, os critérios de avaliação da aprendizagem conforme o plano de ensino; II) discuta os resultados de cada avaliação parcial, garantindo que esse procedimento se dê antes da próxima verificação da aprendizagem; & III) faça o registro eletrônico do conceito final, de acordo com as orientações do Centro de Registro e Controle Acadêmico (Crca), no prazo máximo de dez (10) dias a contar do encerramento do período letivo ou conforme determinar o calendário. O conceito Sem Avaliação (SA) é atribuído ao discente que não as cumprir e o Sem Frequência (SF) é repassado ao histórico acadêmico daquele estudante que não obtiver a frequência mínima exigida (podendo ocorrer as duas situações simultaneamente). Ressalta-se, por fim, que a avaliação da aprendizagem dos discentes construídas durante o curso de Licenciatura deverá considerar as articulações das atividades curriculares de Ensino, Pesquisa e Extensão, e poderá ser constituída de instrumentos diversos.
AVALIAÇÃO CURRICULAR
Conceito Pontuação Resultado
Excelente – EXC 9,0 a 10,0
Aprovado
Bom – BOM 7,0 a 8,9
Regular – REG 5,0 a 6,9
Insuficiente – INS 0,0 a 4,9
Reprovado
Sem Avaliação – SA ---
Sem Frequência – SF ---
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