Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estágios > Componetes
Início do conteúdo da página

6.1. Componentes

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2024, 10h11 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2024, 10h11 | Acessos: 44

Os componentes curriculares do PPC do curso de Licenciatura em História da Unifesspa, Campus Xinguara, relativos a este campo, denominam-se Estágio Curricular Supervisionado I, II, III & IV, sendo que cada um deles possui uma carga horária total de 102h, perfazendo 408h e, portanto, acima do exigido nacionalmente. Até porque tais atividades estão fundamentadas na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE) que, através do Artigo 13º do Capítulo V, estabelece a carga horária mínima para as ações de estágio. Sendo que estas devem somar, conforme o disposto no § 1º, ao menos “400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na Educação Básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição”. Assim, o Estágio Curricular Supervisionado do curso, de acordo com a matriz e diretrizes que constam em seu PPC, está em conformidade com essa exigência, iniciando-se no 5º período, sendo 272 horas de natureza prática, que se desenvolvem nas escolas, e 136 de viés teórico (aulas e orientações), que ocorrem na universidade. A somatória, por sua vez, integra as 1.088h do Núcleo de Formação Docente, representando uma parcela considerável das disciplinas do setor (37,5%). O objetivo geral do Estágio Curricular Supervisionado consiste em garantir a aprendizagem significativa dos conteúdos da formação educativa (docente e profissionais da Educação), vinculada à prática pedagógica problematizada, teorizada e transformada a partir das intervenções próprias à sua execução e desenvolvimento. Quanto aos objetivos específicos, pode-se listar os seguintes: I) promover situações de observação ao licenciado e reflexão sobre a prática pedagógica para compreender e atuar em situações contextualizadas; II) criar situações de aprendizagem para a construção de competências nas relações humanas e ensino (saber fazer) a partir do envolvimento direto com a prática educativa e do estudo paralelo dos referenciais teórico-metodológicos que a norteiam; III) possibilitar ao licenciado sua intervenção nessa dimensão do métier, reorganizando as atividades pedagógicas a partir da problematização, da tematização e da reelaboração de seus conhecimentos; & IV) habilitar o aluno a relacionar teoria e prática, analisando-as para desenvolver o campo metodológico em ambos os âmbitos, constituindo seus papéis investigativos e propositivos para a Educação. Convém frisar, igualmente, que, para efeito do cômputo de carga horária, será respeitada a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, do CNE já citada, cujo Artigo 15º, § 7º do Capítulo V, expressa que “Os portadores de diploma de licenciatura com exercício comprovado no Magistério e exercendo atividade docente regular na Educação Básica poderão ter redução da carga horária do Estágio Curricular Supervisionado até o máximo de 100 (cem) horas”. Para ter direito a esse dispositivo, o aluno terá de protocolar e aguardar o deferimento do pedido oficial na secretaria do curso de História antes do início de cada período em que o Estágio será iniciado e, para o qual desejar redução, apresentando comprovação de que está atuando na Educação Básica e na área, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, bem como na EJA e na 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Neste sentido, serão responsáveis por analisar o pedido de redução de carga horária de estágio solicitado pelo estudante, os seguintes profissionais, nesta ordem de prioridades e disponibilidades: o Coordenador de Estágio; os professores das disciplinas do Núcleo de Formação Docente e, por fim, os demais membros do colegiado do curso de História. Portanto, tendo essas questões no horizonte, vale enfatizar que o Estágio Curricular Supervisionado do curso visa proporcionar ao futuro professor-historiador a observação, a análise, a intervenção e a prática na realidade de sua profissão. Assim, no Estágio Curricular Supervisionado I, realizado a partir do 5º período, o discente será acompanhado pelo professor do curso e o da instituição concedente, onde fará atividades de observação do cotidiano e da administração escolar. No Estágio Curricular Supervisionado II, realizado a partir do 6º período, o discente seguirá sendo acompanhado pelo professor do curso e o da instituição concedente, onde fará atividades de observação da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de História e os temas transversais. No Estágio Curricular Supervisionado III, realizado a partir do 7º período, desenvolverá atividades por meio da regência, com execução de projeto de intervenção no ensino-aprendizagem em escolas. Finalmente, no Estágio Curricular Supervisionado IV, realizado no 8º período, o discente continuará sendo acompanhado pelo professor do curso e o da instituição concedente, onde seguirá as atividades de regência iniciadas no semestre letivo anterior, em escolas de nível Fundamental, Médio ou na modalidade EJA, nos mesmos moldes do Estágio precedente e, tal como nos anteriores, finalizando-o com a entrega de um relatório.

Fim do conteúdo da página